Atleta de Ibicoara, na Chapada Diamantina, representará o Brasil no Campeonato Mundial de Skyrunning

O campeonato começa amanhã (4) e vai até dia 6, em L’Aquila, na Itália

O atleta Paulo do Carmo, nascido em Ibicoara, município da Chapada Diamantina, Bahia, está prestes a fazer história. Ele representará o Brasil no prestigioso Campeonato Mundial de Skyrunning Juvenil Sub-23, em L’Aquila, na Itália,  que acontece de 4 até 6 de agosto. 

A modalidade de Skyrunning ( corrida de trilha) é uma modalidade esportiva que tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos. Ela é praticada em terrenos naturais, como trilhas em montanhas, florestas e praias. Proporciona uma conexão mais intensa com a natureza e oferece diversos desafios aos corredores, como subidas íngremes, terrenos acidentados, lama e obstáculos naturais, combinando resistência, velocidade e técnicas específicas.

 A  prova  de amanhã será o VK (quilômetro vertical) quando o atleta percorrerá  3.8km e ascensão de 1,033m. Já no dia 06 de agosto, Paulo correrá 23 km de distância com ascensão de 2,226m vertical.  

A Skyrunning, corrida de trilha, oferece ao atleta obstáculos naturais, combinando resistência, velocidade e técnicas específicas Foto: Divulgação

QUEM É PAULO?

Paulo do Carmo, 23 anos, é servente de pedreiro. Ele começou a correr por acaso. Um amigo desistiu de participar da Base Trail Run Ibicoara 2022, corrida realizada em sua cidade natal, na Chapada Diamantina (BA), e lhe ofereceu a inscrição. Com estímulo dos amigos e sem qualquer pretensão ou treinamento, aceitou e subiu ao pódio, surpreso, como segundo colocado em sua categoria, em uma prova de 35 km. Imediatamente foi convidado pelo treinador Péricles Maia para integrar a equipe profissional da Base Trail Run. 

Um ano depois , Paulo fez sua primeira viagem para fora da Bahia. Em Santa Catarina disputou o Campeonato Brasileiro de Skyrunning 2023 e, novamente , foi o vice-campeão da categoria masculino juvenil.

Para conseguir participar do Campeonato Mundial, Paulo teve o apoio da comunidade Ibicoarense,  que se mobilizou para tornar esse sonho possível, com diversas doações pessoais e de alguns comerciantes locais. Uma ajuda fundamental, já que o atleta ainda não tem patrocínio para custear suas despesas com viagens.  

Ficha técnica

Paulo do Carmo, 23 anos

Servente de pedreiro

Joga capoeira e é pintor artístico autodidata

Títulos: Vice-campeão Campeonato Brasileiro de Skyrunning 2023

Campeão Base Trail Run Florestal 16k 2022

Vice-campeão Base Trail Run Ibicoara 35k 2022

3° Corridas de Montanhas Igatú 21k 2023 

Hobbies: Capoeira e pintura artística

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *