I Encontro de Cultura de Ibicoara vai discutir minuta da Lei para criação do sistema municipal

Foto divulgação: Circo Redondo, instalado no povoado do Campo Redondo desde 2011

Nesta segunda-feira, 5 de dezembro, às 8 horas, no quiosque da praça central, será realizado o I Encontro Municipal de Cultura de Ibicoara. Com o tema “Ibicoara, nossa identidade “, o evento é promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SELEC) e deverá contar com a participação dos fazedores de cultura e representantes da sociedade civil.

Para as palestras, confirmaram presença Shaolim Barreto, Consultor e Assessor em Políticas Públicas; Alberto Aguiar, Advogado e Consultor Juridico:  Vanusa Tapuya, representante do povoado de Riacho das Palmeiras (Seabra); Carlos Eugênio, Coordenador do CODETER TICD e Emílio Tapioca, Representante Territorial de Cultura da Chapada Diamantina.

O momento mais esperado do evento será a aprovação da minuta da lei de criação do sistema municipal de cultura, já que existem duas propostas. Uma foi elaborada pelos representantes da sociedade civil e a outra pela prefeitura. A divergência entre as duas propostas começa pela não divulgação da proposta do poder municipal. Segundo membros da comissão que representa a sociedade civil, a falta de divulgação da proposta de lei elaborada pelo município impede a discussão colaborativa e, portanto, a participação democrática da sociedade.

O Secretario de Cultura, Emerson Rodrygues esclareceu em um grupo de WhatsApp local que a proposta será lida no evento da segunda-feira >para proposições e, posteriormente, levaremos à câmara>. Os representantes da sociedade civil alegam que a proposta da prefeitura já deveria ter sido divulgada, para que as pessoas possam chegar ao encontro cientes do que está sendo proposto e, assim, possam opinar de forma mais consciente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *