Mucugê terá projeto de cultivo de morangos para mulheres agricultoras em parceria com a CAR

A produção de morangos em Mucugê, na Chapada Diamantina, é atualmente a principal atividade da agricultura familiar do município. Para potencializar essa produção foi realizada, nesta quarta-feira (24), uma reunião que envolveu gestores municipais e a direção da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com o objetivo de alinhar novo projeto de produção e cultivo de morangos.

O novo projeto planeja impactar a renda e autonomia das mulheres e mães de família da Vila Agrícola de Mucugê, que poderão cultivar os morangos de forma suspensa e sem uso de agrotóxicos. O secretário municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Ernesto Alves ressaltou que o projeto vai contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar na região. “A gente quer dinamizar estruturas que já existiam de um projeto anterior do Governo do Estado, o Flores da Bahia, e utilizar para desenvolver e trazer renda para as mulheres agricultoras. Entre os benefícios do projeto está o empoderamento feminino, a difusão de tecnologia com a produção agroecológica de morangos, a capacitação das mães de família e o turismo rural de experiência, pois vamos oferecer essa rica experiência de conhecer a colheita do morango aos turistas”.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro reforçou o apoio a essa iniciativa. “É um belo projeto de empreendedorismo feminino, que vai fortalecer a produção de morangos na região. Vamos seguir firmes com essa parceria”, comentou Jeandro.

A prefeita de Mucugê, Ana Medrado, apontou a relevância da produção de morangos para o município. “A cidade já é uma grande produtora de morangos e queremos dar essa oportunidade para que essas mães de família aprendam a cultivar o morango e ter também a sua receita e independência. Juntos vamos fazer uma grande parceria com a CAR para que esse projeto seja de sucesso e sirva de modelo para outras comunidades”, finalizou a prefeita. A CAR é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Fonte: Ascom/CAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *