Para comemorar seus 16 anos, a Bicho do Mato promove mutirão de limpeza das Cachoeiras do Licuri e Raízes.

Hoje é o aniversario de 16 anos da Associação Grupo Bicho do Mato, que atua em Ibicoara. As comemorações começaram na ultima terça-feira, com um mutirão que recolheu o lixo da trilha que leva à cachoeira do Licuri e limpou as pichachões nas pedras do entorno da Cachoeira Raízes. Cerca de 40 pessoas atenderam ao chamado, entre elas moradores das comunidades vizinhas, a Associação dos Condutores de Visitantes de Ibicoara (ACVIB), além das Associações de Guias Radical Chapada e Vale do Brejão. O evento contou com o apoio logístico da Secretaria Municipal de Turismo de Ibicoara (SEMATUR.

Ao longo do percurso até a cachoeira do Licuri, participantes do mutirão se concentraram na busca do micro lixo, àquele que acaba enterrado no solo. ” Nós encontramos muitas bitucas de cigarros e isso é preocupante”, disse Jussiara de Jesus Aragão. Além de causar incêndios, as pontas de cigarros demoram de um a dois anos para se decompor. Jã o filtro, que é feito de acetato de celulose, leva mais de 10 anos para se degradar. Nesse tempo, as 4,7 mil substancias tóxicas encontradas no cigarro vão contaminar o solo, rios e córregos.

Segundo Leandro Silva dos Santos, um dos conselheiros da Bicho do Mato, no total foram recolhidos 50kg de resíduos como plásticos, latas de cerveja e garrafas de vidro. O grupo deu atenção especial às áreas onde são feitas as fogueiras para o churrasco. ” Os resíduos de óleo contaminam a água, mancham e causam rachaduras nas rochas como as altas temperaturas do fogo”, alerta Leandro.

16 anos cuidando da natureza

Outra tarefa do grupo foi a de lavar, literalmente, as pedras do entorno da Cachoeira Raízes. O mal hábito de alguns visitantes de pichar as pedras é considerado um ato de vandalismo pelos guias. O principio da preservação e evitar, ao máximo a interferência humana no meio ambiente e, assim, manter a característica natural no local.

A ORIGEM

Fundada em 09 de novembro de 2006, a Associação Grupo Bicho do Mato começou como uma brigada de incêndio. O nome foi sugerido pelo brigadista, já falecido, Laelson Alves da Silva. Ele se inspirou no comentário dos moradores da cidade ” tá parecendo um bicho do mato” , ao se referirem aos brigadistas que voltavam do combate ao fogo sujos de carvão. Os fundadores foram Allan Carlos (que cedeu a sua casa para a primeira reunião) , Welington Barbosa, Joel Pereira, Morcone Domingues, Erlei Santos, Marcus Vinicius Abreu, Magno Aguiar, Luciano Nunes, Marcio Pereira, AAdilson de Carvalho, Cristiane Guimarães e Tâmara Ferreira.

Hoje a Bicho do Mato é presidida por um conselho diretor compostos por Erlei Santos Aguiar, Joel Pereira e Laísa Aguiar. Com 131 membros, dentre os quais 30 são brigadistas e 46 trabalham também como guias, a Associação se tornou uma referencia na Chapada Diamantina. Em entrevista ao Chapada Agora, Erlei se mostrou otimista ao fazer o balanço das atividades do grupo nos últimos 16 anos. ” O Bicho do Mato trabalha em várias frentes para educar a população sobre a preservação do meio ambiente. Já percebemos mudanças no comportamento das pessoas”, ressaltou ele, que considera a questão cultural como ponto de partida para planejar as ações. ” Nós achamos que é preciso entender essa cultura local, respeitar e apresentar novas formas de fazer”. Na prática, o trabalho da Associação é o de levar informação para as comunidades, apresentando novas formar de produzir sem degradar. Outra frente de atuação da Associação é a abordagem de jovens e crianças nas salas de aula. ” Usamos várias técnicas lúdicas para levar a informação para as crianças e jovens. São eles que vão fazer as transformações a longo prazo”, afirma Erlei.

A comemoração do aniversario de 16 anos da Associação Bicho do Mato continua até amanhã, com destaque para a palestra que será realizada no Colégio Democrático, das 15 às 18 horas, sobre a Prevenção e Combate de Incêndios Florestais.

Mais informações: https://www.instagram.com/p/Cb8oofsLYEg/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Associação Bicho do Mato
Rua Nathan Aguiar, 2019
Ibicoara Bahia
Tel: (77) 98140-6202

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *