SDE disponibiliza Informe Setorial de Agroindústria

ersidade e o potencial das agroindústrias na Bahia, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) divulga, a partir desde mês de agosto, o Informe Setorial Agroindustrial, documento desenvolvido pela Coordenação de Fomento ao Desenvolvimento Territorial e Agroindustrial da SDE, que apresenta as cadeias produtivas das agroindústrias baianas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Censo Agro.

Nesta edição, o informe destaca o potencial do Estado no segmento dos galináceos. A Bahia é o 8º maior produtor de ovos do Brasil, com 411 mil estabelecimentos e uma produção média anual de mais R$ 600 mil. O documento aponta ainda o crescimento de 125% do setor nos últimos 10 anos.

O secretário da SDE, Angelo Almeida, destacou o crescimento das exportações no setor agropecuário no estado como fator crucial para o desenvolvimento econômico das agroindústrias baianas. “Somente em exportações, o setor atingiu mais 6 bilhões de dólares em 2022. Contamos com mais de 760 mil equipamentos agroindustriais atuando no estado e isso mostra o importante papel das agroindústrias na agregação de valor ao produto, na movimentação econômica e na geração de emprego e renda”, pontuou.

Bahia no ranking nacional

A Bahia está bem classificada no ranking nacional dos produtos agropecuários. Dentre as 27 unidades federativas, o Estado é o 1º maior produtor de soja, o 5º maior produtor de mel de abelha e o 8º maior produtor de leite e ovos de galinha.

Fonte: Ascom/SDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *