#Seabra: aniversário da cidade terá como destaque a Festa do Vaqueiro

O município de Seabra vai completar 144 anos de fundada no próximo dia 14 de maio. Para comemorar a data, acontecerá a Festa do Vaqueiro, uma tradição que se repete todos os anos, mesmo que o município tenha um potencial histórico que, também, deveria ser valorizado. Pouco gente sabe, mas a famosa Estrada Real cortava as terras que hoje pertencem ao município. Essa estrada ligava Jacobina e Rio de Contas , os dois mais importantes produtores de ouro no século XVIII. Os povoados do município guardam marcas da sua rica historia, que, aliás, é pouco valorizada na programação da festa .

O povoado do Alagadiço, por exemplo, foi importante mercado local e tem como destaque a sua arquitetura, restos da Estrada Real, o Complexo Arqueológico de Alagadiço (formado por 19 sítios) riquíssimos em painéis de pinturas rupestres e, ainda, um cemitério iídígena (foram encontradas peças de cerâmica características dos rituais fúnebres dos índios que habitavam a região.

A Festa do Vaqueiro “se tornou uma tradição na cidade para celebrar a cultura sertaneja”, o que significa dizer que a prefeitura investe em shows musicais, esquecendo-se de resgatar e valorizar história do município, como fazem as demais prefeituras da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *