Coletivo de Mulheres de Ibicoara convoca manifestação em defesa das mulheres e crianças vitimas de violência

A I Marcha das Mulheres de Ibicoara vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 10, saindo do Colégio Estadual Democrático, em Ibicoara, município da Chapada Diamantina, Bahia. A concentração está marcada para as 8 horas, com início da caminhada previsto para ás 8h30. A mobilização das mulheres pretende alertar os moradores de Ibicoara e romper com a apatia do poder público municipal, diante das denúncias de violência doméstica contra mulheres e crianças. Ibicoara não tem uma rede de proteção social que ampare as vitimas desses crimes , muito menos segue o protocolo de prevenção de feminicídios recomendado pelo Governo do Estado.

Diante da omissão das autoridades, da impunidade e da falta de uma educação preventiva, especialmente com relação à proteção das crianças, os casos de violência contra mulheres e crianças começam a ser denunciados via redes sociais. Um dos casos mais recentes ligou o sinal de alerta para a quantidade de mulheres que são assassinadas no município e na Região da Chapada Diamantina. Uma das vítimas era moradora do distrito do Baixão, que foi assassinada pelo marido com uma espingarda de caça. O criminoso continua foragido. Outro caso, que chocou a população , foi o da turista que teve que fugir , à noite, da pousada onde estava hospedada, depois de ter sido assediada e ameaçada com um facão pelo filho da dona da pousada. No final de março, mais uma denúncia: o motorista de uma das vans ,que faz o transporte escolar para a zona rural, foi denunciado sob a acusação de ter desviado o veículo da rota para assediar sexualmente uma menor de idade.

Diante desses fatos, o Coletivo de Mulheres de Ibicoara está convocando a população para pressionar o poder público a tomar providências que venham, efetivamente, coibir esses crimes.

Fonte: Assessoria de Imprensa / COLETIVO DE MULHERES DE IBICOARA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *