Produção agroecológica garante segurança alimentar e nutricional no Piemonte do Paraguaçu

O combate à fome segue firme por toda a Bahia, com a execução de políticas públicas do Governo do Estado para fortalecer a produção de alimentos saudáveis pela agricultura familiar. No território Piemonte do Paraguaçu, as famílias agricultoras de Ruy Barbosa e Boa Vista do Tupim são exemplos dessa estratégia concretizada por meio dos investimentos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

A agricultora Maria da Glória, da Associação dos Trabalhadores Rurais da Fazenda Poço Longe, em Ruy Barbosa, reforça o aumento na produção na comunidade, após a entrega de mudas e sementes, equipamentos para a base de produção e kit de irrigação. “Está dando tudo certo e as famílias carentes estão tendo um sustento saudável. Já estamos produzindo alface, coentro, repolho, couve, cenoura e estamos com ovos e frangos já prontos para vender”, comemora.

Já na Associação dos Lavradores Assentados do Projeto Reforma Agrária do Crispim, em Boa Vista do Tupim, os investimentos destinados à implantação dos quintais produtivos já ultrapassaram a missão de garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras. Hoje, já significam renda extra para agricultores e agricultoras familiares.

O presidente da Associação, Rafael da Silva, comenta os avanços após o Bahia Produtiva. “O projeto veio na hora certa e estamos muito gratos, pois a nossa produção está indo muito bem. Já estamos comercializando hortaliças, banana, manga, jaca e aipim para as cidades de Boa Vista do Tupim e Marcionílio Souza”.

Com as duas experiências no território Piemonte do Paraguaçu, o valor total de recursos gira em torno de R$ 126,7 mil, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Fonte: Ascom/CAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *