Municípios podem aderir ao Programa Saúde na Escola até 28 de fevereiro

Os municípios baianos podem aderir ao Programa de Saúde da Escola, ciclo 2023/2024, até 28 de fevereiro. O Programa, implantado em 2007, oferece recursos para ações preventivas de saúde integral das crianças e adolescentes matriculadas nas escolas públicas. Os gestores das Secretarias Municipais da Educação devem indicar quais as escolas que participarão do programa de acordo com os critérios exigidos, entre eles as condições de vulnerabilidade sócio-econômica dos estudantes.

No programa, devem ser trabalhados 13 eixos: Prevenção à Covid-19 nas escolas; Combate ao mosquito Aedes aegypti; Promoção da atividade física e lazer; Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; Prevenção das violências e dos acidentes; Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; Promoção e avaliação de saúde bucal; Verificação e atualização da situação vacinal; Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; Direito sexual e reprodutivo com a prevenção de IST/AIDS; e a Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Segundo o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Fabio Barbosa, no ciclo ainda vigente, 2021/2022, todos os 417 municípios da Bahia realizaram a adesão, contemplando 649 escolas estaduais e 366.373 estudantes da rede. A expectativa é a de que isso se repita para o período 2023/2024.

Fonte: ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *