A partir de hoje, uso de máscara volta a ser obrigatório na Bahia

A partir de hoje, é obrigatório o uso de máscaras em locais fechados, públicos ou privados em todo o Estado da Bahia. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab), a taxa de ocupação dos leitos para tratamento da doença na UTI adulto está em 75% e na UTI pediátrica, em 45%. Na enfermaria adulta, a taxa está em 63%, enquanto a ala infantil chegou a 90%.

Onde se deve usar a máscara:

Nos transportes públicos – tais como trens, metrô, ônibus, lanchas e ferry boat e seus respectivos locais de acesso, como estações de embarque.

– Nos salões de beleza e centros de estética.

– Em bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos similares.

– Em templos para atos religiosos litúrgicos.

– Em escolas e universidades.

Continua após a publicidade

– Em ambientes fechados, tais como teatros, cinemas, museus, parques de exposições e espaços congêneres.

– Para indivíduos que estejam apresentando sintomas gripais como: tosse, espirro, dor de garganta ou outros sintomas respiratórios, ou que tenham tido contato com pessoas sintomáticas ou com confirmação da doença.

– Para indivíduos com confirmação de covid-19, mesmo que assintomáticos.

– Para indivíduos imunossuprimidos, ainda que em dia em relação ao esquema vacinal contra a covid-19.

– Os indivíduos que tiveram contato com pessoas com confirmação de covid-19, mesmo que assintomáticas, permanecerão obrigadas ao uso de máscara por quatorze dias.

– Em hospitais e demais unidades de saúde, tais como: clínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e farmácias, o uso continua obrigatório.

O decreto publicado hoje pelo governo do estado determina também a exigência do comprovante de vacinação, em todos os casos em          que for solicitado, como em que haja controle de acesso e venda de ingressos.  Além disso, a necessidade da demonstração de vacinação será obrigatória também para o acesso a quaisquer prédios públicos, nos quais se situem órgãos, entidades e unidades administrativas.O CertificadoCovid é obtido por meio do aplicativo Conect Sus” da Secretaria de Saúde do Estado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *