Bahia avança na produção de energia limpa

A Bahia avança na produção de energia limpa e se destaca como importante produtor para a matriz energética do Brasil . De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o estado produz 32,98% da energia eólica gerado no Brasil , além de 28,93% de energia solar.

Ao todo, são 248 parques com 6,4 GW de potência instalados, onde 118 usinas estão produzindo em torno de 47% da capacidade de produção. As usinas estão localizadas nos municípios de Sento Sé (58), Caetité e Morro do Chapéu, com 30 usinas cada.

A implantação da matriz de energia limpa na Bahia começou há 10 anos. A partir de 2017, o Estado passou a liderar a produção de energia solar, destacando-se também na geração da energia eólica. A estimativa é que o setor privado invista cerca R$ 67 bilhões nos 389 parques eólicos e solares em construção e os que serão construídos nos próximos anos.

Até o momento, a previsão é que cerca de R$ 32 bilhões já tenham sido injetado no estado pelos empreendimentos eólicos e solares que já estão operando. « Temos 196 novas usinas eólicas e 193 solares previstas para se implantarem no estado. Quando todas as usinas estiverem em funcionamento, a previsão é que a Bahia alcance respectivamente 13,7 GW e 8,9 GW de potência instalada”, afirma Denise Mach, diretora de Interiorização do Desenvolvimento e Fomento à Indústria de Energias Renováveis da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Fonte: Redação /SDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *