Surto de Cinomose mata cães no Vale do Capão

Uma doença altamente contagiosa , a Cinomose, já matou mais de 30 cães no Vale do Capão, na Chapada Diamantina. A doença é provocada por uma virose que só pode ser evitada com a vacina e cuidados específico, para fortalecer a imunidade dos animais. O grupo Fauna Capão afirma que foram mais de 30 mortes entre a população canina e outras dezenas de animais, principalmente de rua, já apresentam os sintomas da doença.

A doença não atinge humanos, e, entre os animais domésticos, afeta apenas os cães. Já na natureza, a Cinomose atinge outros animais como raposas e espécies do gênero canis. Como não tem tratamento específico e a cura é difícil, a doença deixa sequelas diversas. Os moradores do Vale do Capão estão buscando apoio social para conscientizar os tutores de animais e deter a propagação da Cinomose, que pode se propagar por toda a região.

Os moradores afirmam ainda que já buscaram apoio das autoridades, no entanto, até o momento não houve uma ação concreta para evitar que a doença se alastre. Em nota, os moradores do Vale do Capão afirmam que as reuniões com a Prefeitura não foram bem-sucedidas “Foram feitos inúmeros pedidos de reuniões com a Prefeitura, tanto através da Câmara de Vereadores quanto diretamente na Secretaria de Saúde, buscando ações de controle, campanhas de conscientização e vacinação em massa. No entanto, lamentavelmente, esses apelos até o momento não foram atendidos.”, detalha a nota. 

A Secretaria de Saúde de Palmeiras, município onde se localiza o distrito do Vale do Capão, informou que o órgão não notifica os casos de Cinomose e negou que haveria um surto da doença na região. “Fomos informados sobre dois casos não confirmados. Não há informação sobre um surto”.

Fonte: Fauna Capão \PML -Sec.Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *