Territórios Irecê e Piemonte da Chapada recebem núcleos da Agenda Bahia do Trabalho Decente

Os territórios de Identidade Irecê e Piemonte da Diamantina são os próximos a receber um núcleo da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD). A cerimônia de implantação será na próxima quinta-feira (19), em Irecê, no Fiesta Bahiana Clube Hotel, e na sexta-feira (20), em Jacobina, no Hotel Serra do Ouro, com abertura às 9h e com a participação do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.

Com os novos núcleos serão sete instalados. A ação do Governo do Estado por meio da Setre visa implantar núcleos da ABTD nos 27 territórios de identidade da Bahia, construindo uma rede de atuação para a elaboração de políticas públicas que contribuam para o trabalho decente e o enfrentamento às condições de trabalho aviltantes. Até dezembro serão 13 instalados e os demais até meados de 2024.

Os núcleos são espaços que reúnem representações de trabalhadores, sindicatos, associações, empregadores, administrações municipais e órgãos parceiros como Ministério Público, Defensoria Pública e Justiça do Trabalho. O objetivo é difundir o conceito de trabalho decente e obter contribuições para políticas públicas em observância aos contextos territoriais.

No turno da tarde, os participantes são divididos em grupos que debatem questões referentes à realidade local, considerando os nove eixos da ABTD a exemplo do enfrentamento ao trabalho infantil, análogo ao escravo, saúde e segurança do trabalho, entre outros.

Dados dos territórios

O Território de Identidade Irecê reúne 20 municípios que totalizam mais de 400 mil habitantes (413.673, em 2022), 2,9% da população do estado. O território representa 1,5% do PIB da Bahia e tem Irecê como principal município, concentrando 31% da população. O território tem como principal atividade econômica o setor de serviços e comércio, que representa 80,8%, seguido do setor agropecuário (11,2%) e da indústria (8,0%).

O território Piemonte da Diamantina reúne nove municípios, totalizando mais de 200 mil habitantes (203.444), com destaque para Jacobina. Assim como o território de Irecê, a principal atividade econômica é o setor de comércio de serviços, representando 68,1%. Ao contrário de Irecê, o setor industrial é o segundo mais importante (27,0%) e, em terceiro, a agropecuária (4,9%).

Fonte: Ascom/Setre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *